Praça Afrânio Peixoto, nº 10 A, 1000-009 Lisboa

História

A Nossa História

O Instituto de Terapias Expressivas abriu as suas portas em 1991, aceitando a aventura de construir um espaço clínico especializado em desenvolvimento e saúde mental, composto por uma equipa de profissionais qualificados, dedicados e comprometidos com a eficácia e ética terapêuticas.

O seu diretor e fundador, João Costa, trabalhava então no designado Centro de Saúde Mental Infantil de Lisboa, orientado pelo Dr. João dos Santos e com colaboradores como Dr. António Coimbra de Matos, Dra. Margarida Mendo, Dra. Maria José Vidigal, entre muitos outros.

Com João dos Santos aprendeu a trabalhar em regime multidisciplinar onde enriqueceu os seus conhecimentos e aprendeu a respeitar a dignidade da criança numa relação humanizada. Juntamente com o seu colega Pedro Soares Onofre aprendeu a usar a espontaneidade e os centros de interesses da criança como ponto de partida das intervenções.

São estes os frutos e valores que transporta para o Instituto de Terapias Expressivas e para a sua equipa clínica, refletindo os casos clínicos em equipa para assim afinar o que de melhor se pode fazer pela criança. Fez roda a sua carreira de Psicomotricista na Clínica da Encarnação e no Hospital Dona Estefânia, na área de Pedopsiquiatria.

Paralelamente, foi professor universitário como assistente convidado na Universidade de Évora, no curso de mestrado em Psicomotricidade Relacional.

Elaborou uma metodologia que designa de Psicomotricidade Relacional, que se orienta pela teoria psicodinâmica e pelos centros de interesse da criança. Procura partilhar o seu conhecimento com todos aqueles que o desejem receber através de ações de formação, supervisão e da publicação de edições literárias.

Ao longo destes 34 anos, O Instituto de Terapias Expressivas afirmou-se como uma referência de excelência no tratamento, no estudo e divulgação do desenvolvimento da criança, do jovem e do adulto e do cuidado da sua saúde mental.