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Psicomotricidade

Psicomotricidade Relacional

A Psicomotricidade estuda o ser humano a partir do movimento corporal, explorando a relação entre o psiquismo e a motricidade. Com uma visão holística do indivíduo, a psicomotricidade integra de forma completa as funções cognitivas, emocionais e relacionais.

A psicomotricidade relacional em saúde mental infantil é uma terapia de mediação corporal que utiliza o corpo, a relação com o espaço, o gesto e movimento, a espontaneidade e a intencionalidade como pilares fundamentais. O psicomotricista foca-se no indivíduo em sua totalidade psicossomática, fundamentando-se nos conhecimentos das psicodinâmicas relacionais, do desenvolvimento e das neurociências.

 

O Olhar do Psicomotricista – A Avaliação  

O Psicomotricista dirige a sua atenção sobre a pessoa num todo, nas suas qualidades, nas dificuldades em particular, nas suas manifestações corporais, comunicacionais nos seus significados, analisando a relação não verbal com o mundo interno/Externo.

A observação centra-se na iniciativa e intencionalidade, no curso do movimento e na sua harmonia, na atitude e postura, no modo de ser e fazer, nas preferências e resistências, bem como no envolvimento com o meio e interação com o outro.
Pode ainda ser complementada com instrumentos de avaliação formal..

 

A Terapia  e o Projeto Terapêutico 

O projeto terapêutico de intervenção dá resposta aos objetivos específicos de cada caso e baseia-se no motivo do pedido, na observação/avaliação e necessidades, nos centros de interesse das crianças, gostos e motivações, tendo em vista a promoção do desenvolvimento espectável.

Uma vez que o desenvolvimento é um processo dinâmico e evolutivo, o Projeto Terapêutico também é reavaliado e adaptado consoante as necessidades de cada criança. No ITE todo o trabalho realizado envolve a família e a escola, mas também em articulação com a equipa multidisciplinar.

Grupos terapêuticos

A terapia de grupo é uma intervenção clínica cuidadosamente estruturada, onde crianças e jovens selecionados se reúnem com um propósito terapêutico: melhorar a saúde mental, o comportamento e as relações interpessoais.

Através de jogos e dinâmicas corporais são promovidas dimensões como a espontaneidade e a intencionalidade, num espaço seguro para explorar a interação, a coesão e o desenvolvimento pessoal, e assim, promover habilidades da comunicação e relação, através da partilha e cooperação, partilha, a gestão de conflitos, entreajuda e a discussão positiva.

As vantagens incluem a diversidade de modelos de interação, maior flexibilidade mental e o fortalecimento da autoestima. Com um espaço estruturado e estável, a terapia de grupo ajuda a desenvolver capacidades relacionais, emocionais e comportamentais, promovendo o ajustamento social e o bem-estar.