Maturidade Escolar – Dificuldades Especificas de Aprendizagem
Com o inicio da jornada escolar, cada criança precisa de um conjunto especifico de habilidades necessárias para garantir um processo de aprendizagem bem sucedido.
A avaliação da maturidade escolar tem consiste numa avaliação multidisciplinar que clarifica e identifica os sinais que podem impactar a apreensão e o desempenho académico.
São avaliadas áreas como:
● Desenvolvimento Global
● Linguagem – compreensão e expressão
● Competências psicomotoras e lateralidade
● Noções espaciais e temporais
● Competências grafo-percetivas e oculomotoras
● Atenção e memória
● Funcionamento sócio afetivo
Deve ser realizada preferencialmente no decorrer do último ano do pré-escolar ou no 1º ano do 1º ciclo. É recorrente em situações de entrada condicional na escola, quando a criança completa os 6 anos entre 16 de setembro e 31 de dezembro.
Em situações de antecipação (crianças que só completam 6 anos após 31 de dezembro; – Adiamento escolar (quando o comportamento da criança pode justificar a permanência no jardim de infância mais um ano).
Dificuldades de Aprendizagem
São dificuldades especificas no processo de aprendizagem que afetam a forma como a criança processa informações e resultam fragilidades na capacidade de ler, escrever, falar, soletrar, raciocinar ou realizar cálculos matemáticos, com impacto no desempenho escolar.
Dificuldades Especificas:
● Dilexia
● Disortografia
● Disgrafia
● Discalculia
Estas fragilidades variam em cada criança, portanto, é necessário entender as necessidades especificas de cada criança de forma individualizada para dar o suporte necessário para garantir seu sucesso educacional
Identificar precocemente dificuldades especificas de cada criança e assim, ajuda a delinear com pais e professores as formas de intervenção mais adequadas para assim, minimizar o impacto no percurso escolar, promovendo a motivação e interesse para as aprendizagens.