Praça Afrânio Peixoto, nº 10 A, 1000-009 Lisboa

Maturidade Escolar Dificuldades Especificas de Aprendizagem

Maturidade Escolar  – Dificuldades  Especificas de Aprendizagem

 

Com o inicio da jornada escolar, cada criança precisa de um conjunto especifico de habilidades necessárias para garantir um processo de aprendizagem bem sucedido.

A avaliação da maturidade escolar tem consiste numa avaliação multidisciplinar que clarifica e identifica os sinais que podem impactar a apreensão e o desempenho académico.

São avaliadas áreas como:

● Desenvolvimento Global

● Linguagem – compreensão e expressão

● Competências psicomotoras e lateralidade

● Noções espaciais e temporais

● Competências grafo-percetivas e oculomotoras

● Atenção e memória

● Funcionamento sócio afetivo

 

Deve ser realizada preferencialmente no decorrer do último ano do pré-escolar ou no 1º ano do 1º ciclo. É recorrente em situações de entrada condicional na escola, quando a criança completa os 6 anos entre 16 de setembro e 31 de dezembro.

Em situações de antecipação (crianças que só completam 6 anos após 31 de dezembro; – Adiamento escolar (quando o comportamento da criança pode justificar a permanência no jardim de infância mais um ano).

 

Dificuldades de Aprendizagem

 

São dificuldades especificas no processo de aprendizagem que afetam a forma como a criança processa informações e resultam fragilidades na capacidade de ler, escrever, falar, soletrar, raciocinar ou realizar cálculos matemáticos, com impacto no desempenho escolar.

Dificuldades Especificas:

● Dilexia
● Disortografia
● Disgrafia
● Discalculia

Estas fragilidades variam em cada criança, portanto, é necessário entender as necessidades especificas de cada criança de forma individualizada para dar o suporte necessário para garantir seu sucesso educacional

Identificar precocemente dificuldades especificas de cada criança e assim, ajuda a delinear com pais e professores as formas de intervenção mais adequadas para assim, minimizar o impacto no percurso escolar, promovendo a motivação e interesse para as aprendizagens.